Planejamento de viagem;


Bom, muitas pessoas me perguntam: ” Aline, como você organiza as tuas viagens?”, ” Como você faz pra arrumar as tuas malas?”, “Como você faz as reservas dos hotéis e carros?”, “Como você planeja as tuas rotas?”…. com esse post vou esclarecer as dúvidas de vocês passo-a-passo. Espero que gostem e compartilha com seus amigos que têm as mesmas dúvidas.

Todos nós sabemos que pra começar a organizar uma viagem, se o nosso passaporte está em dia, mas se você ainda não tem um passaporte, vou ensinar aqui como pode tirar o teu facíl, rápido e prático.

  1. Tirando o passaporte:
  • Visite este link : http://www.pf.gov.br/servicos-pf/passaporte> Clique em REQUERER PASSAPORTE -> preencher o formulário que lá se encontra. Depois disso é preciso agendar a foto na tua cidade, mas aconselho pagar o GRU primeiro (Nao sei o valor hoje em dia, eu paguei R$155,00). Pode ser que o precesso tenha mudado, eu tirei o meu em 2011, ja passou da validade e renovei aqui na Alemanha mesmo, hoje a validade é de 10 anos. Depois que tirar a foto, eles agendam uma data, para voce buscar o passaporte (varia de 7 a 10 dias).

Depois que o passaporte tiver em dia, hora de organizar os intens essenciais para fazer um belo plano de viagem. Anotem aí o que vão precisar: “Qualquer viagem é sempre bom  organizar com uma antecedência de pelo menos 6 meses antes”.

  • Procurar sobre Vistos e Vacinas (Google.com) + Plano de Saúde;

Antes de começar a comprar tickets, ou reservar hoteis… temos que saber se o lugar que estamos indo precisa de visto, procurem a se informar bem antes, pois chegar no aeroporto e ter que voltar pra casa, pois você não tem o visto, ou não se preparou pra ter um é muito chato e caro. Outra coisa que precisamos ter em dia são nossas vacinas, sim há lugar que você só entra se tiver vacinada, eu por exemplo tive que me vacinar antes de ir pra Namíbia e levar meu cartão de vacina atualizado, pois eles pedem. Então o nosso amigo google.com nos ajuda muito com essas informações. E nessa questão da vacina, é muito importante fazer um pacote de plano de saude, pois se sofrer algum acidente, acredite que é muito caro arcar com as dispesas em outros países. E com esse seguro voce pode usá-lo e sem ter que pagar nada. Se na época em que eu sofri um pequeno acidente esquiando, não tivesse esse plano, teria uma conta de 20.000 € nas minhas costas.

  • Cartão de crédito internacional *com seguro* (aconselho);

Gente cartão de credito internacional (C.C.I) aconselho até pro nosso dia-á-dia, ter um cartão que é aceitável em qualquer lugar do mundo é muito pratico. Com o C.C.I você pode fazer compras, acumular pontos e ainda sacar dinheiro, não gosto daquele sistema de comprar dolar ou euro na casa de câmbio e se revertido em um cartão de débito, ás vezes, o cartão não funciona e ai passamos vergonha. Com C.C.I temos maior liberdade e segurança. O seguro do cartão, eu aconselho, pois em caso de roubo ou copia do seu cartão o banco se responsabilza pelo furto da sua conta. E também fazem o seguro do carro alugado. Converse com o seu gerente sobre essas possibilidades!

  • Malas: grande, média, pequena e mochila;

Malas eu tenho de todos os tamanhos grande, media, pequena, mochila… quando faço uma viagem de 2 a 3 semanas, e vou de avião, opto por 1 mochila, 1 mala grande e 1 mala pequena de mão (vai comigo), mas quando faço uma viagem de carro com a mesma duração, ai levo a casa toda rsrsrs… geralmente os aviões dão uma tolerância de 23 kg por pessoa e mala de mao 5 kg, mas soube que pra quem vai para os EUA, têm que comprar os quilos das malas. Eu nunca fui então não posso afirmar. 

(OBS.: para voôs internacionais:  na mala de mão não podem conter nada inflamável, tesouras, facas, estilete (tudo que corta), desodorantes aerosol, líquidos acima de 100ml, drogas, animais, derivados de animais, remédios fortes acompanhados de receitas, armas de fogo, e tudo que é perigoso)

  • Compras de livros sobre o lugar (Na saraiva tem);

Ler os livros, isso é essencial pra realizar uma viagem perfeita e com maior aproveitamento. Marque com um “x” os lugares que têm vontade de conhecer e assim poderá ter uma noção de quantos dias irá precisar, depois que marcar, pegue um caderno e anote o nome de todos os lugares que quer visitar e olhando no maps.google terá uma grande ideia de quantos dias irá precisar. Planeje e replaneje sempre, não façam nada na hora e nem modo á “Mária”, uma viagem precisa de toda atenção para nada dar errado.

  • Compras das passagens;

Depois de marcar os lugares desejados, ter planejados a duração da viagem, vamos comprar as passagens aßereas correto? eu compro quase sempre pela lufthansa.com.br direto, porem há sites que oferecem passagens aéreas super em conta pra qualquer lugar do mundo. Por exemplo: Edrams, Momondo, Decolar e outras  . Uma dica de quem vai viajar internacional pela primeira vez, compre passagens que sejam voôs diretos, não caiam nessa de que passagem com conexão é mais barata, pois sabemos que o barato sai caro!!! imagina tiver que fazer uma parada em um país que vc não sabe o idioma e não sabe se comunicar em inglês? então super aconselho apenas voôs diretos.

  • Aluguel dos Carros e GPS;

Para saber se vou precisar alugar carro, sempre vou no maps.google e vejo a distância entre os lugares, e vejo se há necessidade. Por exemplo, quando eu viajo pro Brasil, sei que vou precisar de carro, porém apenas por 2 semanas, sempre fico apenas 3 semanas com a família (Tempo máximo que consigo aturar rsrsrs), então por 1 semana, eu não alugo carro, mas quando quero fazer passeios, ou alugo carro ou utilizo taxi, mas se for uma semana cheia de passeios, claro que opto pelo carro alugado. Para reservar carros online sempre procuro por esse site : http://www.holidayautos.com/pt/ ele me oferece muitas opções de companhias, se for pelo Brasil alugo somente com a https://www.localiza.com/brasil/pt-br.

Alugar um GPS ou baixar um app no telefone, hoje em dia temos essa possibilidade e praticidade. Geralmente alugo GPS direto com a companhia com quem alugo o carro. Ou quando é um lugar simples que eles não tenham GPS pra alugar, opto pelo app do telefone que ajuda muito na hora de sair do aeroporto para o hotel. Eu utilizo o app: MAP FACTOR NAVIGATOR e temos que fazer os downloads dos países no próprio aplicativo, ele é super prático.

  • Reservas de Hotéis;

Vamos a parte de reservar o hotel. Eu reservo 90% com a booking.com e 10% com a HRS.com. Aqui no meu site tem um logotipo da booking.com,  podem fazer as reservas diretas por aqui super facíl e prático, só escolherem a cidade e as datam e eles fazem uma busca de centenas de hotéis, que variam dos preços mais acessíveis até os de luxo. E nesse ponto vai precisar de um cartão de crédito, é possivel pagar um pouco a mais e assim ter a flexibilidade de extornar até um dia antes, caso você não possa mais viajar. Eu gosto desses dois portais, pois eles me oferem as reservas direto, não me jogam pra outros mecanismos de busca.

  • Máquinas fotográficas;

E claro não posso deixar de falar da parte que mais amo a fotográfia, compre uma maquina fotográfica, pois fotos de celular, perdem a qualidade, eu quando estou viajando, uso o celular raramente pra tirar fotos. Eu gosto de tudo com qualidade, mesmo que meu celular seja uma aparelho (Samsung note 4) muito bom, não se compara a uma máquina fotográfica. Minhas máquinas fotográficas são: Rollei action 6s, Cânon eos 600D, Cânon eos 60D, Cânon megapixel.

  • Arrumação das malas;

Enfim arrumar as malas é uma parte chata, eu não gosto, mas como vocês me perguntam, darei dicas. Primeiro eu sepero tudo de cosméticos (Shampoo, hidratantes, Make, cuidados do rosto), eu tenho duas necessaires, uma para cuidados com o corpo e cabelos e outra apenas para maquiagem. Depois separo a minha bolsa de calçinhas, sutiäns e meias (a quantidade é pessoal), depois separo os sapatos (Tenis, salto fino e anabela, sapatilhas,  rasteirinhas e bota), mas eu faço de acordo pra onde estou indo. E aí a pior parte eu deixo pro final, que são as roupas, eu jogo as principais peças na cama, e com isso posso ter uma ideia do que tenho e do que posso levar, nunca levo a mala cheia (temos que deixar espaço pra nossas comprinhas né?). Lugares frios e quentes ao mesmo tempo: Levo cachecol, pulover, jaquetas, blusas de manga e lã, 2 calças jeans e 2 leggins, meia-calca sempre na mala e roupas de verão que nós brasileras é o que mais temos, correto? (shorts jeans e de pano fresco, blusinhas de alça, vestidos acima do joelho, saias e blusas frescas).

Obs:. “Eu farei um post com fotos de como arrumo a minha mala pra férias de verão e como eu arrumo a mala pra férias de esqui, assim vocês podem ter uma pequena noção”;

Enfim meus amores espero que gostem dessas dicas e compartilhe com os amigos que não sabe como começar uma viagem. Deixem nos comentários suas dúvidas.

Com carinho, Aline de Souza!

Do you like this post?
  • Fascinated
  • Happy
  • Sad
  • Angry
  • Bored
  • Afraid

Ola amores, sejam sempre muito bem vindos e obrigada pelo carinho!!