Indonésia – Ilha de Bali


Oie galerinha tudo bem?

Bom dessa vez resolvi escrever sobre Bali, com os templos sagrados e rituais espirituais. Bali é uma ilha pertencente à Indonésia no Oceano Índico com um clima médio tropical. A religião de Bali é baseada no hinduísmo. A capital da ilha é Denpasar. Os surfistas tomam conta dessa ilha e se quiser aprender a surfar, aqui é o lugar certo. Se você está precisando se encontrar, achar um foco para a sua vida, e não sabe mais o que fazer, então pegue suas economias e vá para Bali.

Quem já assistiu o filme, “Comer, Rezar e Amar, com Julia Roberts” sabe do que estou falando, assim como ela aprendeu a rezar na Índia, também aprendeu a meditar em Bali e a encontrar o verdadeiro amor. Bali é um encanto total, super zen e ao mesmo tempo badalada, a noite quem não curtir a rua das boates de Kuta, não sabe aproveitar o melhor da vida. Mas claro que Bali não é apenas balada, os balinêses são também muito religiosos, eles têm rituais lindos e nos deixam com a alma lavada. Como foi a minha estadia em Bali e por onde andei? vem comigo que conto mais abaixo.

Claro que até chegar em Bali, é muito chão, foram 25 horas de vôo no total, tivemos uma conexão no aeroporto de Singapura. Depois de muito tempo chegamos no hotel desesperados por um banho. Saímos para jantar e voltamos pro hotel para descansar… o hotel ficava em Kuta na primeira semana, uma das praias mais frequentadas de Bali.

Acordamos cedo, cansados e desacostumados com o fuso horário, tomamos nosso café da manhã e saímos para a praia de Kuta, o hotel ficava de frente para ela. Alugamos cadeiras e guarda-sol e ficamos o dia inteiro nela, vendo os surfistas e os kite-sufers… foi aí que podíamos apreciar os rituais que faziam, vinham umas mulheres com umas trouxas de comida, feita com folha de palmeira e sempre recheadas com algo dentro.

“Elas rezavam e iam embora, isso a cada hora. E como sou curiosa, fui perguntar, e uma delas me explicou que a razão desse ritual é que para o balinês, existem espíritos do bem e espíritos do mal. E ambos precisam da mesma atenção, carinho e cuidado. Por isso diariamente, os balineses preparam os Canang Saris que são oferendas feitas  em pequenas cestinhos feitas de folha de palmeira e recheadas com alimentos simbólicos (como o arroz, banana, flores, incenso e uma moeda).
Os colocados no chão são para os espíritos do mal e servem para apaguizá-los e deixá-los quietos. As oferendas que você vê no alto dos templos são destinados para os espíritos do bem como agradecimento pela boa saúde e prosperidade. Você encontra os Canang Saris por todos os lados e o cheirinho de incenso você sente pelas ruas o tempo todo”.

canang-sari

 

Depois de um dia inteiro de praia esperávamos o pôr do sol para apreciá-lo, com um cervejinha na mão e sentados em uma cadeira de umas das barracas que há na praia. Isso se tornou nossa rotina na verdade, eram quase todos os dias assim, mas claro que não ficamos só por aí… a noite andávamos até a rua mais movimentada pelos arredores de Jalan Legian e Jalan Padma, há boates e bares super agitados. Uma praia que achei bem legal foi Sanur, também bastante movimenta e a noite os restaurantes colocam as cadeiras na areia e fica lotada.

img_7955

KUTA BEACH ; PARIA DE KUTA ;BALI

img_7982

KUTA BEACH ; PARIA DE KUTA ; AO POR DO SOL,BALI

img_7973

KUTA BEACH ; PARIA DE KUTA ; DOIS HOMENS COM COBRAS PARA TIRAR FOTOS COM TURISTA;BALI

img_7029

SANUR BEACH ; PARIA DE SANUR ; AO POR DO SOL; PRAIA LOTADA; RESTAURANTES NAAREIA;BALI

img_7036

SANUR BEACH ; PARIA DE SANUR ; AO POR DO SOL; PRAIA LOTADA; BALI

Um lugar super interessante de visitar é o Bali Bird Park, há aves de todas espécies e as mais paradisíacas e também o famoso lagarto Comodo nesse parque e também há crocodilos, o parque fica localizado na cidade de Sukawati ( ), vale muito uma visita neste lugar tão legal. E em falar em animais, indico o Elephant Safari Park & Lodge, gente foi um dos lugares mais legais que eu fui em Bali. Podemos tirar fotos com os elefantes abraçados, podemos fazer um passeio em cima deles com o guia e aí as pessoas que trabalham no parque, ficam com a nossa câmera e tiram várias fotos sensacionais, juro que não queria ir mais embora rsrsrs.

img_7633

Elephant Safari Park & Lodge; BALI;

img_7597

Elephant Safari Park & Lodge; BALI;

img_7564

Elephant Safari Park & Lodge; BALI;

img_7142

Bali Bird Park ; PARQUE DAS AVES;

img_7119

Bali Bird Park ; PARQUE DAS AVES;

img_7170

Bali Bird Park ; PARQUE DAS AVES; LAGARTO COMODO;

img_7189

Bali Bird Park ; PARQUE DAS AVES; CROCODILO DE 6 METROS

Visitamos alguns templos, um mais lindo que o outro. Todos os templos tem santuários enormes, conhecido como o Santuário de Meru. Há santuários com três, cinco, sete, nove e onze andares, cada andar foi construído com um significado de suas divindades. Os rituais nos templos acontecem durante o dia nos finais de semana e feriados, eles rezam, levam comidas, e fazem uma grande festa. Para entrar nos templos não podemos está de Shorts curtos ou saias curtas, temos que usar o sarong (estilo canga) por cima, em respeito…há sempre souvenirs vendendo por perto ou vá de saia longa e se quiserem saber mais adentro sobre a religião balinêsa e seus rituais, sugiro visitarem essa página aqui :  “A vida é uma viagem lá tem tudo sobre a cultura detalhada. Vale a pena dar uma espiada por lá 😉

Alguns templos que conhecemos:

Pura Lahur Uluwatu: Foi um dos templos mais especiais que visitei, oferece uma vista linda para o oceano, por causa do cenário deslumbrante das falésias, o mar e o sol poente, ele se tornou o Templo mais visitado de Bali e uma das principais atrações turísticas. Porém uma coisa nada agradável aconteceu, eu fui atacada por um dos macacos. Fui alimentá-lo e o meu marido disse: “Segura e não deixa ele pegar”, fui na ideia dele e me lasquei.. rsrsrs

img_6956

Pura Lahur Uluwatu ; BALI TEMPLOS;

img_6934

Pura Lahur Uluwatu ; BALI TEMPLOS;

img_6902

Pura Lahur Uluwatu ; BALI TEMPLOS;

Pura Danu Batur: È um complexo de templos alastrando e consiste em nove templos individuais. O templo original foi destruído em 1926 em conjunto com a vila adjacente Batur por uma erupção vulcânica. Apenas o de 11 andares Templo de Meru e algumas outras partes do santuário foram poupados pelas massas de lava do Monte Batur (1.717 m).

img_7457

Pura Danu Batur; BALI TEMPLOS SAGRADOS;

img_7436

Pura Danu Batur; BALI TEMPLOS SAGRADOS;

img_7409

Pura Danu Batur; BALI TEMPLOS SAGRADOS;

Pura Taman Ayun: O Templo de jardim flutuante foi construído em uma ilha do rio e está rodeado por extensos jardins. O parque com árvores amarelas e flores rosas com árvores de Janaúba, de manga e árvores durian e  arbustos atrai não só turistas, mas também muitos moradores que adoram fazer um piquenique, especialmente nos fins de semana e feriados, à sombra das árvores.

img_7767

Pura Taman Ayun; BALI TEMPLOS SAGRADOS;

img_7768

Pura Taman Ayun; BALI TEMPLOS SAGRADOS;

img_7752

Pura Taman Ayun; BALI TEMPLOS SAGRADOS;

Pura Tanah Lot: O templo fica em uma pequena ilha rochosa, que é apenas a poucos passos de distância do continente. Em particular, na maré alta, quando as ondas quebram sobre as rochas, há salpicos de água por todos os lados, uma vista deslumbrante. Não é de se admirar que o templo pertence inteiramente Bali especialmente ao pôr do sol os motivos de ser mais fotografado.

img_7861

Pura Tanah Lot; BALI TEMPLAOS SAGRADOS;

img_7864

Pura Tanah Lot; BALI TEMPLAOS SAGRADOS;

Pura Besakih: Esse templo foi incrivel de conhecer, logo na entrada há guias que podemos pagar e eles fazem um tour muito bacana com a gente e da muitas explicações. Pura Besakii é o maior, mais importante e significante templo, sendo o templo mãe de Bali. Encontra-se a 950m de altitude na encosta sudoeste do vulcão Gunung Agung. Nós fizemos um ritual com um dos balinês, foi tão maravilhoso, saí de lá renovada e com o coração leve. Foi uma experiência única e o turista não pode deixar de fazer esse ritual!

img_7664

Pura Besakih; BALI TEMPLOS SAGRADOS;

img_7670

Pura Besakih; BALI TEMPLOS SAGRADOS;

img_7713

Pura Besakih; BALI TEMPLOS SAGRADOS;

img_7694

Pura Besakih; BALI TEMPLOS SAGRADOS;

Conhecemos o Vulcão Gunung Angung que se localiza em Besakih , ele tem um significado muito grande para cada balinês, com uma altitude de 3142 metros, ele é um vulcão ativo e é a principal característica de Bali leste. Da onde podemos vê-lo, há sempre barraquinhas de souvenirs, eu comprei uns presentinhos por lá!

img_7399

Vulcão Gunung Angung ; BALI;

img_7395

Vulcão Gunung Angung ; BALI;

Depois dos templos, outros lugares para visitar em Bali são os terraços de arroz que são cultivados por quase toda parte, é um lugar admirável. Em Bali há muitas tradições e uma delas é a dança, onde expressam a drama, há sempre os mascarados, os bonecos teatrais e as dançarinas que te deixam hipnotizado. Senti uma emoção muito forte assistindo a um espetáculo deles. Esse espetáculo foi na cidade de Ubud.

img_7294

DANCA; CIDADE DE UBUD ; BALI;

img_7336

DANCA; CIDADE DE UBUD ; BALI;

img_7334

Em Ubud, cidade conhecida pela Floresta dos Macacos, na entrada do parque há sempre feirantes vendendo bananas e outros legumes, para podermos alimetá-los e ter uma chance de tirar fotos, mas não é tão fácil assim, pois eles pegam a banana a saem correndo e se tentar segurar, eles dão um arranhão pra dizer que não estão pra brincadeira rsrsrs. Essa cidade há macacos por toda parte, em cima das casa, nos fios elétricos, nos restaurantes e pelas ruas. Lá os macacos tem direitos. 😉 Mas não esperem muito por agitação a noite, Ubud é uma cidade bem tranquila, há restaurantes com musica ao vivo, porém nada agitado.

img_7266

Floresta dos Macacos ; UBUD ; BALI;

img_7252

Floresta dos Macacos ; UBUD ; BALI;

img_7267

Floresta dos Macacos ; UBUD ; BALI;

img_6889

Floresta dos Macacos ; UBUD ; BALI; FAMILIA DE MACACOS;

Abaixo vou listar algumas dicas de hoteis em kuta e em Ubud:

Kuta:

  • Hotel Pullman Bali Legian Nirwana (Boa qualidade e tem 5 estrelas) – Fiquei hospedada/indico

  • Hotel Mercure (Exelente qualidade e tem 4 estrelas) – Fiquei hospedada/indico
  • The Kuta Beach Heritage Hotel Bali – Managed by ACCOR (Exelente qualidade e tem 5 estrelas)

Ubud:

  • Kajane Mua ( Exelente qualidade e tem 4 estrelas) – Fiquei hospedada/indico

  • Komaneka at Monkey Forest (Exelente Qualidade e tem 5 estrelas

  • Pondok Pundi Village Inn (Boa qualidade e tem 3 estrelas)

Bom espero que gostem, compartilhe com os amigos que adoram saber sobre os lugares e qualquer dÚvida, deixa um comentário;

Com Carinho; Aline de Souza

 

 

 

Do you like this post?
  • Fascinated
  • Happy
  • Sad
  • Angry
  • Bored
  • Afraid

Ola amores, sejam sempre muito bem vindos e obrigada pelo carinho!!